HISTÓRIA

A primeira ferrovia da França foi inaugurada em 1837, entre Saint-Étienne e Andrézieux. Essa ferrovia foi construída principalmente para transportar carvão das minas de Saint-Étienne para o rio Loire.

Les rives de la Loire dessinées d’après nature et lithographiées », Deroy (artiste), Motte (lithographe), 183

ATUALIDADE

Atualmente, a França tem mais de 29.000 quilômetros de ferrovias. O sistema ferroviário é operado pela empresa nacional SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français), bem como por algumas empresas privadas menores, como a Thalys e a Eurostar.

Fonte: Lufthansa City Center

Existem vários sistemas de transporte ferroviário na França, incluindo trens de alta velocidade (TGV), trens regionais (TER), trens intercidades (IC), trens noturnos (Intercités de Nuit), metrôs, bondes (VLT) e funiculares. O TGV é o sistema ferroviário de alta velocidade da França, que conecta as principais cidades do país e é operado pela SNCF. O metrô é um sistema de transporte subterrâneo que atende a Paris e algumas outras cidades, como Lyon, Marselha e Lille. Os bondes são usados principalmente em cidades menores e algumas áreas suburbanas de grandes cidades.

CONEXÕES

A França tem também uma extensa rede de ferrovias que se conecta com outros países, permitindo o transporte de passageiros e mercadorias para além das fronteiras nacionais.

A SNCF opera vários serviços internacionais de trem, incluindo o TGV, que se conecta com a rede ferroviária de alta velocidade da Europa Ocidental. Por exemplo, o TGV conecta Paris com Bruxelas (Bélgica), Amsterdã (Países Baixos), Genebra (Suíça), Frankfurt (Alemanha) e outras cidades europeias.

Train à Grande Vitesse (TGV). Fonte: Eurail

Além disso, existem várias outras empresas de trem que operam rotas internacionais a partir da França, como a Eurostar, que conecta Paris com Londres (Reino Unido) através do Canal da Mancha; a Thalys, que conecta Paris com Bruxelas, Amsterdã e Colônia (Alemanha); e a TGV Lyria, que conecta Paris com Genebra, Zurique (Suíça) e Milão (Itália).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =