INTRODUÇÃO

O projeto Ferrovias do Mundo.com aborda os transportes rigidamente guiados de todo o mundo, englobando sistemas de Trens, Metrô, Bondes, VLT, Teleféricos e Funiculares/Planos inclinados, dentre outros. E neste artigo falaremos sobre estes últimos citados, dos quais um pode ser o mais antigo de todos ainda existentes ou que já existiram!

Créditos: Snotty (2011)

REIßZUG E SUA HISTÓRIA

Esqueça muitos dos sistemas que porventura venham à sua mente agora: trata-se do Reißzug, um sistema funicular que transporta cargas para o castelo de Hohensalzburg em Salszburgo, na Áustria. Ele é tão antigo que um desenhista alemão chamado Georg Christoph Eimmart ilustrou em suas gravuras, no ano de 1650, o Castelo de Hohensalzburg, e nesta imagem já mostrava o sistema Reißzug. E não é só isso, pois de acordo com fontes históricas o Reißzug é ainda mais antigo: suspeita-se que está em funcionamento desde o ano de 1495!

Créditos: Funimag

O sistema remonta ao tempo do príncipe arcebispo Leonhard von Keutschach, que teve seu reinado iniciado por volta do ano de 1460. Naquela época originalmente dois trenós eram puxados em sentidos contrários, mas isso foi substituído por uma pista de madeira. O carro então era puxado montanha acima por uma corda de cânhamo com mais de 300 metros de comprimento, sendo que cavalos ou bois conduziam o guincho. Posteriormente “alguns prisioneiros passaram a servir de força de tração muscular, e em 1910 um motor com um guincho elétrico foi instalado pela primeira vez”, diz Bernhard Heil, administrador da Fortaleza de Hohensalzburg.

ATUALMENTE

Em 2017 o sistema foi reformado e atualmente suporta transportar um peso de 2500kg, tracionado por um motor de 15Kw. Vejam abaixo um vídeo informativo produzido na época da reforma do sistema:

Reparem que a linha passa por cinco paredes que podem ser fechadas
por portas de madeira igualmente muito antigas, para proteção da fortaleza.

O Reißzug possui as seguintes características técnicas: um carro circulando em linha singela de bitola 1300mm, com 190m de extensão vencendo 80m de altura em uma rampa de até 67%. Possui duas estações (Nonnberg e Festung) e entre elas pode transportar 3 passageiros com 2500kg de carga, a uma velocidade de 0,5m/s percorrendo o trecho em 5 minutos e 45 segundos.

As seculares paredes e portas de madeira, utilizadas para proteção da fortaleza e Castelo de Hohensalzburg. Foto: Salzburg24

Próximo ao Reißzug, e em operação no mesmo castelo, existe um outro sistema similar mas dedicado ao transporte de passageiros, chamado Festungsbahn. Apesar de antigo e funcionar até hoje, o sistema atualmente operado pela empresa de transportes Salzburg S-Bahn começou a funcionar em 1892 e atualmente é uma das atrações da bela cidade de Salzburgo. Abaixo um vídeo recente deste sistema:

 

Em destaque o trecho de transpasse dos veículos, no meio do percurso

O Festungsbahn possui as seguintes características técnicas: dois carros circulando em linha singela, com transpasse na metade do percurso, em bitola 1040mm, com 191m de extensão vencendo 99m de altura em uma rampa de até 62%. Possui duas estações (Dom e Festung) e entre elas pode transportar 55 passageiros por carro, a uma velocidade de 5,5m/s percorrendo o trecho em apenas 1 minuto e meio.

 

Fonte: Wikipedia, Salzburg 24, Funimag, Twitter, Youtube (K. Kli / Land Salzburg)
Foto de capa: ハハコグサ ~ふたりが飛び立つその日まで~

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =