[Matéria de 11 de junho de 2022]

 

A Turquia está um passo mais perto de ter uma ligação ferroviária de alta velocidade de Istambul à fronteira com a Bulgária: o projeto Halkalı – Kapikule, cuja conclusão está prevista para este ano.

Existem várias razões pelas quais esta linha ferroviária é considerada um projeto especial. Primeiro por fazer parte da Nova Rota da Seda, onde a Turquia vê seu papel crescente como rota comercial. Ainda mais agora que o trânsito do tráfego Eurasiano pela Rússia diminuiu, há um interesse crescente nesta região, e a Turquia é uma das portas de entrada para a Europa neste corredor.

A Turquia está a caminho de se tornar uma superpotência logística global”, disse o ministro turco dos Transportes e Infraestrutura, Adil Karaismailoglu. “A Turquia está em uma via de passagem que reúne os recursos mundiais de matéria-prima e os centros econômicos. Isso significa que o transporte de trânsito entre a Ásia e a Europa é feito através das redes de transporte do nosso país com capacidade sustentável, ininterrupta e crescente”, disse o ministro ao jornal Azer News.

No entanto, não é um mero projeto turco. A Europa está igualmente interessada na linha férrea. Como tal, a UE e a Turquia chegaram a acordo sobre um plano de investimento. A seção do projeto Kapikule, perto da fronteira búlgara para Cerkezkoy, é financiada pela UE com uma doação de 25 milhões. O trecho Cerkezkoy – Halkalı que liga à cidade de Istambul é financiado pelo governo turco e custa 278 milhões.

 

Fonte: RailFreight
Visite o link acima, da matéria original, para maiores informações. Foto: Daily Sabah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezesseis =